Desempenho em Recursos Humanos – Já conhecemos os benefícios de medir a gestão e os resultados, no entanto, muitos acreditam que existem apenas razões econômicas e financeiras para o fazer e que os únicos benefícios residem em verificar se o lucro líquido foi alcançado ao nível desejado. Se a definição de indicadores se concentrar apenas na medição financeira, estamos a perder oportunidades de tornar os indicadores parte da cultura da organização, por exemplo, para medir a contribuição do comportamento dos recursos humanos.
Ao rever o desempenho atual das pessoas em relação a um objetivo é importante destacar tanto os resultados positivos como os negativos. Caso tenham sido formulados indicadores úteis, os resultados positivos podem indicar que a equipa adoptou as mudanças de comportamento que a organização pretendia conduzir. Por outro lado, se houver resultados negativos, é igualmente positivo identificar as ações e mudanças de comportamento que são necessárias para melhorar o desempenho.
Não queremos dizer que os aspectos financeiros e económicos tenham pouca importância, mas quando se sabe que a medição tem vários objetivos um deles pode revelar o fator causal de certos efeitos. No nosso caso, o comportamento positivo das pessoas pode ajudar a aumentar a produtividade e isto contribui para o sucesso financeiro da organização. O resultado final é que o comportamento dos indivíduos acrescenta valor aos ganhos financeiros da organização.
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Desempenho em Recursos Humanos
Por Dr. Diofante Gamboa.