Quantas vezes você foi a um estabelecimento, empresa, loja, restaurante e saiu dizendo: O produto é bom, mas o atendiemento deixa a desejar. Ou justamente o inverso, o serviço nem foi tão bom assim, mas você saiu com aquela sensação de plena satisfação e dizendo: Com certeza vou voltar! Entenda isso…
Atendimento: é relacionado aos negócios que uma organização pode ou não realizar, de acordo com suas regras e normas.
Tratamento: é a forma como o você ou seu colaborador se dirige ao cliente, orientando-o, valorizando-o e conquistando sua simpatia. Este “trabalho” depende exclusivamente de quem atende.
No atendimento muita coisa está envolvida, como o produto, o preço e a condição de pagamento, a decoração da loja, a facilidade de pagar uma conta, a logística de entrega, a exposição dos produtos, etc.
Já o tratamento é muito mais do que isso: é a forma como vamos TRATAR o cliente. É possível observar que muitas empresas não conseguem aliar o atendimento com o tratamento. E é por isso que muitas lojas acabam perdendo clientes: às vezes têm um ótimo atendimento, mas o tratamento deixa a desejar, e vice-versa.
É importante saber que o cliente deve ser tratado como único e especial. A partir do momento que você começa a atendê-lo, a atenção deve estar voltada totalmente para ele. Você deve ouvir suas exigências, saber o que ele está procurando, e tentar buscar a melhor forma de ajudá-lo. Busque sempre ser “mais” do que o cliente espera. Se ele está buscando algo que sua empresa não oferece, tente ajudá-lo a encontrar de outra forma. Mostre os benefícios de seu produto ou serviço, mas sem exagerar.
A excelência no atendimento ocorre quando conseguimos atender as expectativas do cliente, e transformá-lo em um consumidor fiel. Além disso, o sucesso da empresa, como podemos perceber, é conseguir unir um bom atendimento com um ótimo tratamento.